H. Strattner

Serviços

Assistência Técnica

Insufladores Karl Storz

Insufladores
Figura 1

As instruções a seguir não substituem o manual de instruções fornecido pela Karl Storz (solicitar manual atecnica@strattner.com.br).

• Sempre utilizar aterramento na instalação de equipamentos Karl Storz.

• Utilize somente CO2 de alta pureza, grau USP. A utilização de CO2 de baixa qualidade compromete os componentes internos do bloco redutor de pressão (veja os exemplos: Figuras 1 e 2).

• Utilize conexões com filtro sinterizado na saída do cilindro e na entrada do equipamento para bloquear a entrada de sujidade no bloco redutor de pressão.

• O insuflador sempre deverá ser instalado numa altura acima do paciente, de forma a dificultar, ou mesmo evitar, um eventual retorno de líquido.

Insufladores
Figura 2

• Sempre verificar se não há líquido na mangueira de insuflação. A presença de líquido na mangueira pode causar danos nos transdutores de fluxo e pressão.

• Para insufladores com mais de 20 litros, utilizar acessórios compatíveis com o fluxo, do contrário, o benefício do alto fluxo não será aproveitado. Utilizar acessórios compatíveis significa usar mangueiras, trocarteres, válvulas e torneiras com diâmetros corretos. Ex: Haverá uma perda considerável se for utilizado um insuflador que fornece vazão de 30 litros/minuto com trocarteres de 10mm.

• Em hipótese alguma utilize fita teflon na rosca de conexão do mangote de alta pressão. Estas conexões são projetadas para vedar a passagem do CO2 em alta pressão sem nenhum aditivo mecânico. O uso de fita do tipo teflon produz um falso aperto, podendo assim, gerar um risco gravíssimo de acidente. Caso tenha algum vazamento, providenciar a troca do mangote e conexões do cilindro.

• Para cada procedimento, utilizar filtro hidrofóbico estéril na saída de CO2 para o paciente. O filtro é de uso único e sua utilização reduz o risco de contaminação do equipamento por refluxo (veja o exemplo: Figura 3).

Insufladores
Figura 3

• Sempre utilize o cilindro de CO2 na posição vertical.

• As revisões periódicas podem identificar antecipadamente uma possível avaria, aumentando a segurança e a durabilidade do aparelho. Independente do cronograma estipulado pela legislação ou pelo administrador da manutenção, a Karl Storz recomenda que pelo menos uma vez por ano o equipamento seja enviado para serviço técnico autorizado.

• Após término do procedimento, antes de desligar o equipamento, aconselha-se a fechar a válvula do cilindro de CO2 (caso este esteja conectado e pertencente ao rack) e deixar o equipamento insuflar todo gás interno retido no sistema. Isso prolongará o tempo de vida útil da válvula interna do equipamento responsável por regular a pressão.

Dicas de uso:

Fontes de Luz

 Fontes de Luz

Insufladores

 Insufladores

Lavadora ultrassonica

 Lavadora ultrassonica

Sistemas de motores

 Sistema de motores

Statim

 Statim