H. Strattner

Serviços

Assistência Técnica

Fontes de Luz Karl Storz

As instruções a seguir não substituem o manual de instruções para Fonte de Luz Karl Storz (solicitar manual pelo e-mail atecnica@strattner.com.br).

Fontes de Luz
Figura 1

• Sempre utilizar aterramento na instalação de equipamentos Karl Storz.

• Mesmo que a fonte seja bivolt, isto é, funcione tanto em 110VAC como em 220VAC, verifique no manual de instruções se o fusível está de acordo com a tensão de trabalho. (Solicite manual pelo e-mail atecnica@strattner.com.br).

• Nunca obstrua as janelas de ventilação da fonte de luz. O aquecimento excessivo poderá causar o desligamento da fonte de luz durante o procedimento.

• A redução do controle de luminosidade não interfere na vida útil da lâmpada.

• Ao ligar o equipamento, para fontes de luz com lâmpada a gás Xenon, a lâmpada deve acender na primeira ignição. Caso isso não ocorra e sejam ouvidos "estalos", não insista! Desligue a fonte de luz e a envie à Assistência Técnica.

• No caso de fonte de luz nova ou com lâmpada Xênon recém substituída, sugerimos utilizar a luminosidade em 50%. Dessa forma, reduz-se o aquecimento desnecessário nas conexões fonte de luz x cabo de luz x endoscópio, sem comprometer a qualidade da imagem. Entretanto, considerando-se que com o passar do tempo e uso da fonte de luz, ocorre naturalmente uma redução da luminosidade e esta porcentagem poderá ser elevada.

Fontes de Luz
Figura 2

• Nunca manuseie lâmpadas diretamente sem auxílio de luvas ou ferramentas apropriadas. A oleosidade das mãos juntamente com o aquecimento poderá causar danos à lâmpada.

• Se o serviço de substituição da lâmpada xênon não for realizado pela H. Strattner, para sua segurança, exija os seguintes serviços: substituição por lâmpada original, ajuste de corrente, medição do fluxo luminoso com instrumentos calibrados, limpeza do sistema de ventilação (Veja os exemplos: Figuras 1, 2 e 3.), revisão das conexões elétricas e garantia de 01 ano ou 500 horas para a nova lâmpada.

• Nunca inserir o cabo úmido na conexão da fonte de luz ou na conexão do cabo de fibra ótica do endoscópio.

• Para equipamentos que utilizam lâmpada xênon, a partir de 450 horas de uso da lâmpada avisos luminosos em cor vermelha poderão aparecer no painel das fontes de luz, alertando sobre a necessidade de substituição da lâmpada.

Fontes de Luz
Figura 3

• Os parâmetros de capacidade de ignição, índice de reprodução de cores (IRC), luminosidade e estabilidade do fluxo luminoso (flicker) são essenciais para uma boa iluminação. Estes parâmetros são garantidos pelo fabricante da lâmpada nas 500 horas iniciais. Uma lâmpada pode manter-se acesa por até 1000 horas, mas é de suma importância respeitar o tempo de vida útil em nome da segurança e da qualidade dos procedimentos.

• As revisões periódicas podem identificar antecipadamente uma possível avaria, aumentando a segurança e a durabilidade do aparelho. Independente do cronograma estipulado pela legislação ou pelo administrador da manutenção, a Karl Storz recomenda que pelo menos uma vez por ano o equipamento seja enviado para serviço técnico autorizado.

• Ainda para fontes de luz que utilizam lâmpada xênon, aconselha-se, sempre que possível, o intervalo de ao menos 30 minutos de equipamento desligado entre um procedimento e outro. Isso reduz a precocidade de danos na lâmpada por desgaste dos seus eletrodos internos devido à alta descarga de tensão elétrica necessária à sua ignição. Para fontes de luz a LED ou halógena, isto não necessita ser observado.

• Para fontes de luz halógenas, no ato da substituição da lâmpada sempre observe a integridade dos soquetes os quais elas são encaixadas. Na observância de qualquer indício de carbonização, desgaste ou folga nestes soquetes quanto a sua conexão da lâmpada, desligue a fonte de luz e a envie à Assistência Técnica.

Dicas de uso:

Fontes de Luz

 Fontes de Luz

Insufladores

 Insufladores

Lavadora ultrassonica

 Lavadora ultrassonica

Sistemas de motores

 Sistema de motores

Statim

 Statim